Postagens

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Inventores foram destaques na Feira do Empreendedor

por: Eiva Etny Pereira Santos
Inventos foram expostas no espaço de Inovação e Tecnologia que apresentou diversas novidades para o público.


Ivan Cardoso: um dos inventores do berimbô

A grande novidade da edição 2011 da Feira do Empreendedor, que aconteceu entre os dias 04 e 08 de outubro no Centro de Convenções, foi o Espaço Inovação e Tecnologia, com essa iniciativa o SEBRAE que é órgão responsável pela organização da Feira buscou disseminar o conceito de inovação para os micros e pequenas empresas.
No espaço, além dos inventos expostos, os visitantes ainda contaram com mostras de vídeos com casos de sucesso de empreendedores que aumentaram o faturamento a partir de ações de inovação. “A inovação não diz respeito somente a grandes investimentos em tecnologia. Ideias simples podem se tornar grandiosas e aprimorar uma série de processos na empresa, o objetivo do espaço é mostrar que a inovação está ao alcance dos micros e pequenas empresas e é um elemento fundamental para tornar esses empreendimentos mais competitivos”, explicou a supervisora de Inovação e Tecnologia do SEBRAE, Márcia Suêde.

Inovações que foram apresentadas ao público: bandeja antiderrapante que traz um material preso nas bandejas convencionais e impede que copos e garrafas deslizem, o caroço de umbu para dessalinização da água, o cardápio digital onde o software foi desenvolvido para que o atendimento em bares e restaurantes possam ser mais rápido. “O cliente pode acessar o cardápio digitalmente, fazer o pedido que será enviado automaticamente para a cozinha do restaurante. Ele pode, também, acompanhar o andamento da sua conta”, detalhou Luciano Navarro, um dos inventores.

Porém, o invento de o maior destaque exposto no estande foi o berimbô, um berimbau robotizado que funciona por programações de computador e frequências de rádio, sem a necessidade de ser conduzido por um mestre.

A ideia foi resultado da imaginação e do trabalho de Ivan Monsão, diretor do Laboratório de Inovação e Negócios da Engenharia Elétrica da Universidade Salvador (Unifacs), o Bilab, e o engenheiro Paulo Libonati. O sistema de controle eletrônico possui a capacidade de armazenar as músicas e pode interagir com o usuário através de um teclado e display de cristal líquido e receber novos dados via USB.

O projeto do Berimbô vem sendo desenvolvido desde 2005, com alguns períodos de interrupção. O trabalho finalizado foi apresentado ao público, durante a FeiPetro 2010, realizada entre os dias  9 e 12 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia no stand da Unifacs, cedido pelo Grupo Delfim.

O berimbô chamou a atenção de quem passou pelo espaço. “A nossa ideia é trabalhar com um projeto conceito, que funciona como uma espécie de vitrine para podermos desenvolver outros inventos”, explicou Ivan Cardoso.

Topson Andrade conferindo o experimento 

Para a assistente administrativa Edna Pereira, a feira do empreendedor não seria tão interessante e o espaço dos inventores foi à melhor coisa. “Vir a convite de uma amiga para conhecer a feira e fui surpreendida pelo espaço do inventor e adorei. Esse berimbau mesmo é interessantíssimo! Nas próximas edições estarei aqui com certeza. Arrependi-me de não ter trazido meus filhos”, afirmou Edna.

Durante o evento, músicos como o cantor e compositor Tonho Matéria puderam conferir o instrumento que os criadores pretendem, com colaboração de outras instituições e organizações do terceiro setor, levar a comunidades carentes como forma de inserção tecnológica para crianças e jovens.

O pesquisador revela que o projeto procurou preservar as características do instrumento, como os materiais normalmente usados para sua confecção, poderia ser utilizado materiais como fibra de vidro, fibra de carbono, aço inox, por exemplo, mas os criadores optaram por manter ao máximo as características do instrumento original.
Como os inventores não tinham nenhum conhecimento sobre música ou sobre como tocar berimbau, tiveram que contar com a colaboração do músico e produtor musical Ivan Huol e do mestre de capoeira “Orelha”, que atuaram como consultores do projeto.

Como funciona

Para que o Berimbô funcione, sensores e atuadores (?) são montados no corpo do instrumento convencional, de forma a posicionar e realizar todos os movimentos necessários a execução dos diversos toques. Um sistema de controle eletrônico é responsável por comandar cada um dos atuadores, bem como ler seus respectivos sensores.


Creditos: site da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SECTI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário